ENCHEDORAS
Conheça nossa linha de enchedoras tribloco para envase de bebidas.
Conheça nossa linha de enchedoras tribloco para envase de bebidas.
● 16/12/6 ● 18/18/6 ● 24/24/8 ● 32/32/10 ● 40/40/10 ● 50/50/12 ● 60/60/15 ● 72/72/16
As garrafas vazias entram na máquina Tribloco pelo túnel do transportador aéreo e através da estrela de entrada são transferidas para o enxaguador.
No enxaguador, as garrafas giram 180°, ficando com a boca voltada para baixo e recebendo o jato de água para o enxágue. Logo após, passam pela área de escorrimento e são viradas 180º novamente, voltando à posição normal para transferência à enchedora.
Na enchedora, se posicionam nas gargaleiras e são elevadas, encaixando-se nas vedações das válvulas de enchimento. Um sensor elétrico detecta a presença da garrafa e abre a respectiva válvula de enchimento, proporcionando enchimento contínuo e preciso. No final do curso de enchimento, as válvulas fecham, o excesso de ar nas garrafas é retirado através do sniff (alívio de pressão) e as mesmas descem na rampa de saída para a área de remoção e transmissão pela estrela intermediária, até o rosqueador. A entrada de líquido no tanque da enchedora é por diferencial de pressão. A pressão de entrada do produto é levemente superior à pressão interna do tanque e através das bóias de entrada de produto e de alívio de pressão, o tanque se mantém com nível de produto e pressão adequados ao envase das garrafas.
No rosqueador, as garrafas entram na área de rosqueamento e as tampas previamente coletadas pelo sistema “pick and place” encaixam-se iniciando a descida, rosqueamento e vedação das mesmas. Em seguida, as garrafas são extraídas da rosqueadora e através da estrela de saída são transferidas para o transportador de correntes de plataforma que as leva para fora da máquina.
No transportador aéreo de entrada e no transportador de esteiras de saída das garrafas, existem sensores de acúmulo que regulam o funcionamento da máquina de forma adequada. Assim como na calha das tampas, existem sensores de detecção dos níveis de tampas, regulando também seu funcionamento.
Nas máquinas dotadas de equipamento alimentador de tampas, o mesmo sistema é adotado, regulando o correto abastecimento das tampas no classificador do rosqueador da tribloco.